ANTROPOSIFIA
ANTROPOSOFIA
A Antroposofia é um caminho de estudo, desenvolvimento e – poderíamos dizer – uma filosofia de vida, que procura responder às perguntas mais profundas do homem por meio da razão, porém sem negar-lhes os anseios espirituais. Possibilita novas perspectivas ao ser humano na ampliação de suas faculdades mentais, elevando sua percepção e seu pensar a outras dimensões.
Considerando o homem uma síntese de todo Universo, coloca-o numa dimensão que permeia e transcende a física. Ou seja: o homem não é só físico, não é só espírito, mas sim a união de ambos. Esse é o verdadeiro caminho e busca do ser humano.
Encontrar em si mesmo as respostas que atendam ao seu anseio de reunir e compreender esse “cidadão de dois mundos”.
Os resultados das pesquisas antroposóficas serviram de fundamento para iniciativas sociais como: Pedagogia Waldorf, a medicina Antroposófica, a farmacologia e o desenvolvimento de todos os medicamentos Weleda, a agricultura biodinâmica, a pedagogia terapêutica (euritmia, quirofonética, massagem rítmica e específico para as crianças com dificuldades epeciais como o extra-lesson e a terapia artística) e ainda a pedagogia social.
» Educação Waldorf
A Educação Waldorf tem suas bases na Antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”. Tanto a Antroposofia como a Pedagogia Waldorf contam com uma extensa bibliografia para apoio e aprofundamento. O catálogo de livros pode ser encontrado na Editora Antroposófica e a leitura irá ajudar a entender com que visão de mundo – e com que cuidados – o seu filho está sendo educado.
» Perguntas Frequentes
Qual a filosofia por trás da Educação Waldorf?
De acordo com sua filosofia, chamada Antroposofia, Rudolf Steiner esboçou um currículo que tivesse como pano de fundo as fases do desenvolvimento da criança.
O que é a Educação Waldorf?
A Educação Waldorf recebe esse nome em função da primeira escola, criada por Rudolf Steiner para os filhos dos operários da fábrica Waldorf Astoria.
A Educação Waldorf é uma forma única e distinta de Educação para crianças, praticada mundialmente nas Escolas Waldorf.
As Escolas Waldorf formam atualmente a maior cadeia independente de Escolas do mundo e, provavelmente, a que mais rapidamente tem crescido nos últimos anos.
Não existe uma estrutura centralizadora e cada escola é administrada independentemente. Existem, no entanto, associações que provêem recursos, publicam materiais, patrocinam conferências, promovem o movimento e cuidam para o correto e responsável uso do nome Waldorf.
Quantas Escolas Waldorf existem atualmente?
Existem mais de 800 Escolas Waldorf espalhadas por 40 países. A rede de Escolas Waldorf é a das que mais cresce atualmente.
Por que a Pedagogia Waldorf é diferente de outras Pedagogias?
Como disse Rudolf Steiner: “nosso mais alto empenho deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas”.
A principal meta de uma Escola Waldorf, é desenvolver o ser humano global: “cabeça, coração e mãos”. Para tal há um currículo que balanceia as matérias de forma equitativa.
Para fins de didática dividiremos o currículo em três partes:
• O currículo para a Educação infantil – 0 a 6 anos
• O do Ensino Fundamental
• O do Ensino Médio
NOSSA ESCOLA
VENHA CONHECER A NOSSA ESCOLA!
Entre em contato para agendar uma visita ou obter mais informações!